quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A Formação Inicial do Educador Matemático: uma Análise Crítica dos Cursos de Formação

Resumo

presente trabalho visa analisar criticamente os cursos de formação inicial em matemática, as metodologias adotadas, as grades curriculares e as competências e habilidades dos recém-formados em matemática. Busca-se também discutir sobre as problemáticas presentes em sala de aula advindas das mazelas dos cursos de formação, grandes responsáveis pelos conhecimentos iniciais dos professores de matemática em sua prática docente. Descreve-se suscintamente, as carências do discente em relação à matemática, suas dificuldades na aprendizagem, suas expectativas e sua visão de como deveria ser o ensino da matemática e o professor de matemática ideal. É dispensado aqui qualquer comentário sobre outras modalidades de ensino que não seja a formação inicial do professor de matemática.

Introdução

Para que cheguemos ao cume dos saberes sobre o desenvolvimento da educação formal e aumentemos a compreensão de como é possível ofertar uma educação em excelência dentro dos moldes das pedagogias revolucionárias e dos grandes pensamentos de homens que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento das práticas docentes e as descobertas de meios facilitadores da aprendizagem, é preciso que estejamos abertos a mudanças significativas. Essas mudanças, características marcantes do homem em sua natureza divina, se dão por intermédio das carências do meio, da obscuridade do espírito, do prazer em evoluir e da oportunidade em levar ao pódio novos aprendizes entusiasmados com a possibilidade de concretização de sonhos até então vividos apenas nos terrenos da mente dormente.
Ser educador é tomar para si conhecimentos de povos passados e transmiti-los a gerações presentes como herança social corrente ao longo dos anos. É ter vocação para desempenhar essa função tão bela e necessária à humanidade, mas também é ter compromisso com a formação pessoal e de tantas outras pessoas que sonham em poder gerir suas próprias vidas através das competências e habilidades ofertadas pelos processos de ensino. Educar é tornar alcançável a independência cognitiva do aprendiz, é formar educandos compromissados com o zelo planetário, bem como, com a manutenção de uma sociedade igualitária e despreconceituada.

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